top of page

Empresas recebem reconhecimento por ações de equidade racial

Updated: Mar 15

Empresas foram homenageadas na categoria “Comprometimento Racial” do Prêmio Machado de Assis.

A Viasolo e a Essencis Betim receberam, no sábado (13) o Prêmio Machado de Assis, um reconhecimento pelas ações voltadas à igualdade racial no município. A entrega aconteceu na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim.


Ao todo, além das empresas, dez personalidades foram selecionadas pelas secretarias municipais de Arte e Cultura; Educação; Governo e da Procuradoria Geral do Município (Progem), além da Câmara Municipal, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial e da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial.


A categoria em que as empresas foram indicadas é a de “Comprometimento Racial”, voltada para a premiação de instituições privadas. “Há três anos, nasceu o Ubuntu, um comitê que busca contribuir com o combate ao racismo. Ainda temos muito para evoluir, mas também temos muito orgulho do que fizemos até aqui. Ampliamos o debate dentro da empresa, buscamos parcerias externas para desenvolver ações, sempre propondo medidas para o fortalecimento da cidadania e buscando transformar o local onde estamos presentes em um lugar melhor para se viver”, aponta o diretor Comercial e Novos Negócios, Silvio César.


Outro importante destaque das ações é o patrocínio, neste ano, ao Memórias de Betim, um projeto audiovisual que contará a história da cidade a partir da oralidade de pessoas que têm experiência com as culturas e tradições negras. “Esse levantamento histórico, feito a partir da oralidade, poderá ser incorporado ao acervo cultural do município. Ele poderá atender, inclusive, à obrigatoriedade de inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos da educação, disciplinada pela Lei 10.639/2003, que alterou a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)”, ressalta Samara Vital, que está à frente do comitê Ubuntu neste ano. O projeto recebeu patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Outras premiações


Em função do trabalho de integridade contra o racismo, a Essencis MG recebeu, em 2021, o Prêmio Camélia, honraria conferida pela Prefeitura de Betim pela contribuição na promoção de ações antirracistas.






5 views0 comments

Comentários


bottom of page