História

1994

A Viasolo Engenharia Ltda. foi fundada em 07 de novembro de 1994, nascendo aí uma empresa que tinha como objeto social a exploração e aproveitamento de jazidas minerais, obras na área de engenharia civil, locação de equipamentos e prestação de serviços de limpeza urbana. Em dezembro 1994, a Viasolo alterou seu objetivo, voltando-se mais para a locação de máquinas, equipamentos e veículos automotivos, serviços mecanizados de carga e transporte de minerais e coleta, remoção e destinação final de resíduos sólidos.

1998

Foram abertas as primeiras filiais, em Governador Valadares, Nova Serrana e Ibirité, com atividades voltadas para a limpeza urbana.

2000

A Viasolo passa a denominar-se Viasolo Engenharia S.A. e em 19 de outubro do mesmo ano é adquirida pela Vega Engenharia Ambiental S.A. e pela Construtora Barbosa Mello S.A.,passando a denominar-se Viasolo Engenharia Ambiental S.A.  

2001

2001/01

Em janeiro a Viasolo conquista seu primeiro contrato como Sociedade Anônima na cidade de Betim/MG. Neste momento a Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares; Varrição de vias e logradouros; Fornecimento de Equipes de Serviços Diversos; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Limpeza de Bocas de Lobo; Operação da Usina de Triagem e Compostagem; Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde; Transporte Resíduos de Serviço de Saúde; Tratamento Resíduos de Serviço de Saúde e Operação do Aterro Sanitário;

2001/09

Em setembro a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Sete Lagoas/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Fornecimento de Equipes de Serviços Diversos; Varrição de vias e logradouros públicos; Limpeza de bocas de lobo; Limpeza da córregos; Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde; Transporte Resíduos de Serviço de Saúde; Operação da Unidade de Destinação Final

2001/11

Em novembro a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Governador Valadares/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Fornecimento de Equipes de Serviços Diversos; Varrição manual; Capinação Mecanizada; Lavagem de vias e logradouros públicos, abrigos de ônibus e feiras livres; Limpeza do Mercado Central; Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde; Transporte Resíduos de Serviço de Saúde; Implantação e Operação e Manutenção de Unidade Tratamento Resíduos de Serviço de Saúde; Locação de Máquinas para o Aterro Controlado; Implantação de Aterro Sanitário; Operação de Aterro Sanitário; Implantação, Operação e Manutenção da Usina de Triagem e Compostagem

2004

Em maio a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Sabará/MG. A Viasolo passou a executar o serviço de: Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares;

2006

Em novembro a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Divinópolis/MG. A Viasolo passou a executar o serviço de: Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde; Transporte Resíduos de Serviço de Saúde; Tratamento Resíduos de Serviço de Saúde; Limpeza de Bocas de Lobo; Locação de máquinas.

2007

Em fevereiro a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Caeté/MG. A Viasolo passou a executar o serviço de: Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares; Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde; Transporte Resíduos de Serviço de Saúde; Tratamento Resíduos de Serviço de Saúde;

2008

  • Em julho a Viasolo conquistou novo contrato de limpeza pública na cidade de Caeté/MG. A Viasolo passou a executar também os serviços de: Varrição Manual em Vias e Logradouros públicos; Capina Manual em Áreas com e sem Pavimentos; Roçada Manual em Áreas com e sem Pavimentos; Capina Química; Limpeza de Mercado; Poda Ornamental de Árvores; Poda Estrutural de Árvores; Poda Superficial de Árvores; Lavagem de vias; Lavagem de Logradouros Públicos; Lavagem de Abrigo de Ônibus; Fornecimento de Equipe para Execução dos Serviços.
 
  • Em agosto a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Itaúna/MG. A Viasolo passou a executar o serviço de: Coleta Manual e Mecanizada e Transporte dos Resíduos Sólidos Urbanos; Coleta Seletiva e Transporte de Recicláveis; varrição Manual de Vias e Logradouros; Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos de Saúde; Tratamento de Resíduos Sólidos de Saúde; Manutenção e Operação de Aterro Sanitário; Fornecimento, Manutenção e Higienização de Contêineres; Capina Mecanizada e Campanha de Educação Ambiental.

2010

  • Em agosto a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Montes Claros/MG. A Viasolo passou a executar o serviço de: Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Domiciliares; Varrição Manual de Vias; Capina Química; Capina Mecanizada; Limpeza de boca-de-lobo; Limpeza de Córregos; Pintura de meio fio; Coleta, Transporte e Tratamento de Resíduos Sólidos de Saúde; Operação de Aterro Controlado e Implantação de Unidade de Destinação Final de Resíduos.
 
  • Em maio a Viasolo conquista novo contrato de limpeza pública na cidade de Divinópolis/MG. A Viasolo passou a executar o serviço de: Coleta Manual e Mecanizada de Resíduos Sólidos Domiciliares; Varrição de Vias Urbanas e Rurais; Coleta Seletiva e Transporte de Recicláveis; Coleta e Transporte de Resíduos Sépticos de Saúde; Implantação, Manutenção e Operação de Usina de Triagem e compostagem; Manutenção e Requalificação do Depósito e Municipal de Resíduos Sólidos

2011

  • Em janeiro a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Sete Lagoas/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta de Lixo domiciliar e comercial; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Varrição Manual de vias; Fornecimento de Equipe para realização deserviços de Capina, Roçada e Poda de Árvores; Fornecimento de Equipe para realização de serviços de limpeza de boca-de-lobo; Capina Mecanizada; Coleta de Resíduos de Serviços de Saúde; Instalação de unidade de Tratamento de Resíduos Serviços de Saúde; Operação de Aterro Sanitário; Fornecimento de Equipamentos para Operação de Aterro Controlado.
 
  • Em abril a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Lavras/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta e Transporte de Resíduos de Serviços de Saúde; Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Domiciliares; Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde; Varrição Manual e Mecanizada de Vias; Logradouros Públicos e Feiras Livres; Capina Manual e Mecanizada de vias; Operação e Manutenção de Usina de Compostagem; Operação e Manutenção de Aterro Sanitário.
 
  • Em outubro a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Sabará/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Domiciliares; Coleta, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Resíduos de serviços de Saúde e Coleta de Resíduos Domiciliares em locais de Difícil Acesso.
 
  • Em outubro a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Betim/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Operação e Manutenção de Aterro Sanitário; Coleta de Resíduo Sólido Domiciliares; Coleta de Resíduos de Construção Civil; Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis; Coleta de Resíduos Sépticos de Saúde; Varrição Manual de Vias; Implantação, Manutenção e Operação de Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviçosde Saúde; Roçada Mecanizada; Capina Manual de Vias; Pintura de meio-fio; Destinação Final de Resíduos em Aterro Sanitário.

2012

  • Em janeiro a Viasolo conquista contrato de concessão limpeza pública na cidade de Alfenas/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Manutenção, ampliação e Operação de Aterro Sanitário; Implantação, Manutenção e Operação de Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde; Coleta Manual e Conteinerizada de Resíduos Sólidos Domiciliares; Coleta Seletiva Mecanizada de Resíduos Recicláveis; Varrição Manual; Fornecimento de contêineres de PEAD-240 litros; Fornecimento de equipes especiais para serviços diversos; Fornecimento de equipe para campanha de educação ambiental.Para atendimento deste contrato de concessão, foi constituída a empresa Alfenas Ambiental Tratamento de Resíduos e Limpeza Urbana LTDA.
 
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Belo Horizonte/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Varrição Manual e Mecanizada de vias; Capina e Roçada; Limpeza Manual e Mecanizada de boca-de-lobo; Fornecimento de Equipe de Serviços Diversos e Fornecimento de Veículo para Fiscalização.
 
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Itaúna/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta e transporte de resíduos domiciliares, comerciais e de varrição; Coleta seletiva e transporte de materiais recicláveis; Varrição manual de vias; Coleta e transporte de resíduos de serviço de saúde (RSS). Tratamento de resíduos sólidos (RSS); Manutenção e operação doe aterro sanitáriolicenciado; Fornecimento, manutenção e higienização de containeres dePEAD -240 litros; capina mecanizada; Fornecimento de Equipe de capina manual e pintura de meio fio; Remoção mecanizada de entulhos e resíduos não acondicionáveis; Campanha de educação ambiental.
 
  • Em junho a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Sabará/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Capina Química; Varrição Manual; Coleta Seletiva de Materiais Reciclável.

2013

Em novembro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Conceição da Aparecida/MG.A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.

2014

  • Em fevereiro a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Sete Lagoas/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos dos serviços de saúde, oriundos dos estabelecimentos de saúde do município de Sete Lagoas.
 
  • Em março a Viasolo conquista contrato de concessão de tratamento de resíduos públicos de 43 municípios da região Metropolitana de Belo Horizonte através de Concessão Administrativa celebrado entre a EMTR – Empresa Metropolitana de Tratamento de Resíduos e Governo do Estado Minas Gerais. Foram contratados os serviços de Transbordo, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios da região metropolitana e colar metropolitano.
 
  • Em junho a Viasolo conquista contrato de Concessão de Serviços Públicos na cidade de Conselheiro Lafaiete/MGcelebrado com o ECOTRES - Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.Para atendimento deste contrato de concessão, foi constituída a empresa Ecovia Valorização de Resíduos LTDA.
 
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Monte Belo/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Poço Fundo/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Carvalhópolis/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em agosto a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Serrania/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em agosto a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Areado/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em agosto a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Serrania/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em agosto a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Santana da Varge/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
 
  • Em outubro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Machado/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.

2015

  • Em janeiro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Alterosa/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em janeiro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Piedade do Rio Grande/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em junho a Viasolo conquista o contrato de tratamento de resíduos na cidade de Poço Fundo/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em julho a Viasolo conquista o contrato de tratamento de resíduos na cidade de Carvalhópolis/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Lagoa Santa/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos dos serviços de saúde, oriundos dos estabelecimentos de saúde do município de Lagoa Santa.
  • Em julho a Viasolo inaugura sua primeira Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, na cidade de Montes Claros/MG, denominada CTRS – Montes Claros. A Viasolo torna-se apta a executar os serviços de recebimento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios do Norte de Minas.
  • Em julho a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Montes Claros/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em agosto a Viasolo conquistacontrato de tratamento de resíduos na cidade de Santana da Vargem/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em agosto a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Campos Gerais/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em novembro a VIASOLOadquira nova empresa chamada RESÍDUO ZERO AMBIENTAL S/A para implantação de uma nova e moderna CTRS – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos no estado de Goiás.

2016

  • Em janeiro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Areado/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em janeiro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduoscelebrado com o CODANORTE - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas.Esse contrato tem como objeto o Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos de 34 municípios pertencente ao consórcio.
  • Em fevereiro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduosna cidade de Ijaci/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: Recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em junho a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Poço Fundo/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em julho o município de Bocaiúva/MG pertencente ao CODANORTE - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas, através do contrato assinado em Janeiro inicia adestinação final de resíduos sólidos urbanos do município na CTRS – Montes Claros.
  • Em setembro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Santana da Vargem/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.
  • Em setembro a Viasolo conquista contrato de limpeza pública na cidade de Carvalhópolis/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.

2017

Em janeiro a nova Empresa Resíduo Zero inaugura sua primeira Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde na cidade de Guapó/GO. A unidade de tratamento foi construída para atender todos os municípios do estado de Goiás. Em fevereiro a Viasolo conquista contrato de tratamento de resíduos na cidade de Serrania/MG. A Viasolo passou a executar os serviços de: recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos. Em janeiro a nova Empresa Resíduo Zero conquista seu primeiro contrato de tratamento de resíduos na cidade de Goiânia/GO.A Resíduo Zeropassou a executar os serviços de: transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos dos serviços de saúde, oriundos dos estabelecimentos de saúde do município de Goiânia/GO.